sexta-feira, 30 de setembro de 2016

"The World That Waits Outside" | O álbum perdido de Noel Gallagher (V.a)

"The World That Waits Outside"
O álbum perdido de Noel Gallagher

Como o primeiro álbum a solo de Noel Gallagher se transformou no álbum mais mal-amado dos Oasis
II. "Gas Panic!" | O período de glaciação
III. "One Way Road" | O álbum de um homem só
IV. "Where Did It All Go Wrong?" | O mundo que espera lá fora
V.a. "Solve My Mystery" | O álbum perdido (Lado A)
V.b. "Solve My Mystery" | O álbum perdido (Lado B)
V.c. "Solve My Mystery" | O álbum perdido (Singles & Snubs)

V.a. "Solve My Mystery" | O álbum perdido (Lado A)

Na primeira parte do capítulo final (malta, é muito texto), uma análise faixa-a-faixa do Lado A de "The World That Waits Outside".

"Fuckin' In The Bushes" (3:19)
(Demo #2 | unreleased)



"Fuckin' In the Bushes" é o tema que faz a ponte entre os anos de excessos de Noel e a sua fase mais sombria. Abre com um drum loop (o primeiro na História dos Oasis) e vários sintetizadores e logo nos apercebemos que estamos perante um animal diferente.

Há 3 demos em circulação (mais a versão oficial), cada qual em diferente fase de finalização, mas é a do meio que está no ponto (por curiosidade, fiquem também com a Demo #1 e a Demo #3). Na versão que chegou ao álbum, o então baterista dos Oasis Alan White toca por cima do drum loop (Noel terá pretendido dar um toque mais Rock ao tema) e descaracteriza um pouco a ideia inicial.

Na Demo #2, que eu escolhi para "The World That Waits Outside", sem a bateria de Alan White, "Fuckin' In The Bushes" soa praticamente a um tema de drum n' bass, estilo que vigorava na época e que outros rockers como David Bowie (em "Outside") e Roland Orzabal (em "Tomcats") também experimentaram.
Para além da bateria ao vivo, a grande diferença da Demo #2 para a versão original é o reverb adicional. Sem o reverb, "Fuckin' In The Bushes" soa fria, crua e perigosa.

Fiquem com os excertos do filme "Message To Love" que foram utilizados em "Fuckin' In The Bushes" (em todas as suas versões) sobre desordem, juventude e sexo livre:


"Go Let It Out" (5:32)
(Demo original | unreleased)



Hesitei bastante em incluir "Go Let It Out". De todos os temas gravados entre 1998 e 1999, este é o único (juntamente com "Gas Panic!") que Liam canta melhor que Noel. No geral, talvez por serem muito pessoais, prefiro as versões de Noel, mas não aqui. À versão de Noel, falta aquele corpo, aquela rouquidão, aquela arrogância da voz de Liam, a quem o tema assenta que nem uma luva.

Mas como poderia eu deixar "Go Let It Out" de fora? É o tema mais upbeat que Noel escreveu nestes anos (sendo por isso uma escolha óbvia para primeiro single de SotSoG) e de certeza aquele em que mais trabalhou.
"It starts with a drum loop and you’ll go, “That’s not Oasis.” It’s really short and catchy, it hasn’t got a guitar solo and there are no backing vocals. You know like in “Live Forever” there isn’t actually a chorus, just a little refrain? It’s like that, and there’s a sort of hole in the song where everything goes swirly and mental – backwards stuff from Camberwick Green, Windy Miller dialogue – and then there’s like a false key shift which kicks the song into a totally new gear."
Noel Gallagher, Revista Q, Fevereiro de 1999

Mais uma vez, começamos com um drum loop e, nesta versão Demo, temos um sample que não apareceu no álbum (autorização negada?) do filme "Austin Powers: International Man of Mystery". Mais uma vez, drogas e o sexo promíscuo:

O último minuto da versão Demo parece retirado de "Piper At The Gates Of Dawn" dos Pink Floyd. Noel andava a experimentar e esta é a primeira amostra do Noel psicadélico, estilo onde ele haveria de voltar mais tarde, por alturas do álbum "Dig Out Your Soul" em 2008.

"Full On" (4:18)
(B-Side de "Sunday Morning Call")



Depois do psicadelismo de "Go Let It Out", chega mais um exemplo de como Noel não tinha medo de arriscar nesta altura. "Full On" é Noel a roçar o Industrial e a safar-se muito bem com isso. Oasis a fazer Industrial? Oi? Por esta não esperavam. Mas estes eram os late 90s, os Nine Inch Nails estavam na berra, os Smashing Pumpkins lançavam "Everlasting Gaze" e os Guns N' Roses editavam "Oh My God". O Industrial estava por todo o lado.

Infelizmente, este é mais um caso em que Noel teve pés frios. "Full On" foi lançado como Lado B de "Sunday Morning Call", but not quite. Na verdade "Full On" é mais o um "Lado C", uma vez que não aparece na versão 7'' do single (aí só está "Carry Us All"), o que diz bem da atenção que Noel queria que dessem ao tema - pouca ou nenhuma.

Não há demo de "Full On", por isso incluí a versão que foi lançada como Lado B (ou C) de "Sunday Morning Call". Porém, uma vez que é o último Lado B do último single de SotSoG, não acredito que Noel fosse para estúdio para terminar o tema, pelo que a versão editada deve ser a Demo original.

"Full On" termina a fase "festiva" de "The World That Waits Outside" com o som de sucção de um ralo. Bate certo, tendo em conta o que vem a seguir.

"Gas Panic!" (6:41)
(Demo | "Who Feels Love?" Japanese single)



Chegámos ao clímax do Lado A. A vida de Noel dá uma volta para baixo e os excessos começam a dar de si. "Gas Panic!" descreve uma noite de pânico nos tempos em que Noel deixou as drogas cold turkey. "What tongueless ghost of sin crept through my curtains, sailing on a sea of sweat on a stormy night?" É o tema que melhor pinta o estado de quase absoluto isolamento de Noel, trancado em casa a lutar contra os seus demónios. É um cry for help.

Por mais incrível que pareça, foi esta a música que me fez um fanático dos Oasis (sim, leram bem). Talvez na altura me tenha revisto no pânico de Noel, no seu pedido de ajuda, não sei. Mas foi aqui que tudo começou.

Esta Demo, lançada no CD-single japonês de "Who Feels Love?", mostra que Noel já tinha a faixa num estado praticamente finalizado quando Liam entrou em cena. Para além da voz do irmão mais novo, falta aqui só o solo de guitarra, que é substituído por um solo de pan pipes (oi?!) e que, estranhamente, faz jus ao mood sombrio e psicadélico do tema.

"Where Did It All Go Wrong?" (4:33)
(Semi-acoustic version | "Where Did It All Go Wrong?" US promo CD-single)



É uma pequena batota que eu faço aqui. "Where Did It All Go Wrong?" passou agressivamente na Rádio Comercial no Inverno de 2000, não na versão do álbum, mas sim numa raríssima versão semi-acústica, incluída num CD promocional americano. Não sei como, mas de alguma maneira esta versão chegou às mãos da malta da Comercial. Eles descartaram (muito bem) a versão do álbum e deram palco a esta soberba versão despida que mostra em primeira linha a powerhouse vocal de Noel Gallagher.

Infelizmente, quando quis Oasizar o álbum, Noel achou que era melhor asfixiar "Where Did It All Go Wrong?" com uma guitarra eléctrica, que em nada beneficia o tema. Que pena. Noel tivera uma ideia muito melhor na Demo original do tema (que eu chamo de Version #1), onde é acompanhado por um órgão:



A Demo original é superior à versão que acabaria no álbum, mas ainda assim, a versão acústica é aquela que melhor faz justiça ao tema. E é com a pergunta "where did it all go wrong?" que chegamos ao fim do Lado A de "The World that Waits Outside".

Sem comentários:

Enviar um comentário

Let the music do the talking.