quinta-feira, 29 de setembro de 2016

"The World That Waits Outside" | O álbum perdido de Noel Gallagher (IV)

"The World That Waits Outside"
O álbum perdido de Noel Gallagher

Como o primeiro álbum a solo de Noel Gallagher se transformou no álbum mais mal-amado dos Oasis
II. "Gas Panic!" | O período de glaciação
III. "One Way Road" | O álbum de um homem só
IV. "Where Did It All Go Wrong?" | O mundo que espera lá fora
V. "Solve My Mystery" | O álbum perdido

IV. "Where Did It All Go Wrong?" | O mundo que espera lá fora



Em 2013, foram vendidas pela internet duas cassetes (saudades!) e um CD com as demos que Noel gravou a solo durante 1998 e 1999. Para além dos temas que acabariam por figurar no álbum "Standing On The Shoulder Of Giants" (em forma diferente e/ou com a voz do Liam), estas compilações continham ainda material que só mais tarde veria a luz do dia em B-Sides e noutros álbuns (caso de "Revolution Song") e ainda outras canções que continuam na obscuridade ("For One So Young" é um objecto de lenda).

Ao contrário das demos de álbuns anteriores também cantadas por Noel, em que ele se limita a cantar a letra que escreveu como guia à forma como Liam deve cantar (uma guide vocal), estas demos mostram Noel a dar tudo na voz. E mostram por isso que a sua voz também é uma powerhouse, o que é ainda mais perceptível nestes temas de maior carga pessoal e emocional.

  

Tivessem as coisas acontecido de outra forma, não tivesse Liam sabido que Noel andava a gravar às escondidas e, quem sabe, estas demos poderiam ter sido o primeiro álbum a solo de Noel Gallagher. É esse exercício de suponhamos a que me proponho hoje. Para tal, vou utilizar as demos disponíveis na internet (no Youtube, mais especificamente), de forma a construir aquele que poderia ter sido a obra-prima dark de Noel.

Suponhamos então que em Fevereiro de 1999, Noel decide pegar no material que tinha gravado nos últimos meses e resolve entregar-me a tarefa de compilar aquele que seria o seu primeiro álbum a solo. Chamemos-lhe "The World That Waits Outside". Porquê? Três razões:
1. Porque soa a um título de um álbum dos Oasis (right?!);
2. Porque é uma linha de "Where Did It All Go Wrong?" e é cool pôr uma linha randómica de um tema do álbum, como título do álbum;
3. Porque é um álbum solitário e indoors, que pinta a imagem de alguém a olhar pela janela numa tarde de chuva;

"The World That Waits Outside" conta uma história, a de Noel no fim dos anos 90. Começa com drogas e sexo promíscuo em "Fuckin' In The Bushes" e "Go Let It Out" (especialmente nesta versão, mas mais sobre isso amanhã), leva o excesso ao limite em "Full On", mas rapidamente desce da euforia à miséria da ressaca em "Gas Panic!" e "Where Did It All Go Wrong?". Fim do Lado A.

O Lado B começa com os passarinhos a cantar em "One Way Road". É o choque com a realidade na manhã seguinte, fria e sóbria. O novo paradigma da sobriedade continua em "Idler's Dream", onde Noel inusitadamente fala no medo de voltar ao mundo real. "Let's All Make Believe" mostra-o ainda mais descaracterizado (e por isso mais fascinante), sem fé no mundo, ou em quem o rodeia. Noel continua a escavar mais fundo no que sente e em "Just Getting Older" pergunta-se se está a colapsar ou apenas a ficar mais velho. Finalmente decide confinar-se ao isolamento em "Roll It Over" e só pede que o deixem sozinho.

Noel vai ao fundo, mas levanta-se logo a seguir em "Solve My Mystery". O álbum termina numa nota positiva, com a promessa que não vai tardar muito até ele resolver o seu mistério. Tentaram mandá-lo abaixo, mas em breve ele vai voltar a dominar o mundo.

Entre temas como "One Way Road", "Gas Panic!" e "Solve My Mystery" ("Revolution Song") está um álbum confessional, o mais pessoal da sua carreira, o seu "Nebraska"; um álbum escrito durante a desintoxicação das drogas e o quase desmantelamento dos Oasis; um álbum onde Noel luta contra os seus demónios pessoais com a caneta. Só é pena que Noel tenha achado que era demasiado cool para um "Nebraska".

Sem mais, apresenta-se então, "The World That Waits Outside", o grande álbum perdido de Noel Gallagher, conjuntamente com os respetivos singles e B-Sides acompanhantes:

______________________________________

Noel Gallagher

Side A
1. "Fuckin' In The Bushes" (3:19)
2. "Go Let It Out" (5:32)
3. "Full On" (4:18)
4. "Gas Panic!" (6:41)
5. "Where Did It All Go Wrong?" (4:33)

Side B
6. "One Way Road" (4:05)
7. "Idler's Dream" (3:00)
8. "Let's All Make Believe" (3:30)
9. "Just Getting Older" (3:21)
10. "Roll It Over" (6:32)
11. "Solve My Mystery" (3:49)


Bonus Track (CD only)
11. "Teotihuacan" (7:05)
______________________________________

1st single: "Solve My Mystery"
7''
1. "Solve My Mystery" (3:49)
2. "Sunday Morning Call" (5:16)
12''
1. "Solve My Mystery" (3:49)
2. "Sunday Morning Call" (5:16)
3. "Teotihuacan" (7:05)


2nd single: "Go Let It Out"
7''
1. "Go Let It Out" (Radio Edit)  (4:30)
2. "Who Feels Love?" (5:56)
12''
1. "Go Let It Out" (5:32)
2. "Who Feels Love?" (5:56)
3. "(As Long As They've Got) Cigarettes In Hell" (4:18)


3rd single: "Gas Panic!"
7''
1. "Gas Panic!" (Radio Edit) (4:35)
2. "Carry Us All" (4:06)
12''
1. "Gas Panic!" (6:41)
2. "Carry Us All" (4:06)
3. "Where Did It All Go Wrong?" (Version #1) (4:18)
______________________________________

"Teotihuacan" é demasiado longo (e fora de contexto) para ser incluído no álbum, mas aparece como faixa bónus no formato CD e como Lado B do primeiro single, "Solve My Mystery". "Go Let it Out" e "Gas Panic!" são os singles seguintes.

A capa do álbum, reconhecê-la-ão do single "Sunday Morning Call". Ilustra na perfeição o mood do álbum.

Amanhã, no último capítulo, uma análise faixa a faixa de "The World That Waits Outside", com a escalpelização de cada versão que devia ter entrado neste álbum imaginário.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Let the music do the talking.