domingo, 27 de outubro de 2013

Lou Reed - "Metal Machine Music"

Antes de mais, assinalo que não sou fã de Lou Reed, nem nunca tive curiosidade de mergulhar mais profundamente na sua obra.
Dito isto, sempre admirei Lou Reed por ser um artista na mais ampla asserção da palavra, por ter vivido a sua arte com uma honestidade e pureza que são muito raras na música popular.
Ou era à maneira de Lou, ou então não era de maneira nenhuma. Os outros que se f**essem.



Em 1975, Lou estava no pico comercial da sua carreira, depois de 3 álbuns sucessivamente mais bem sucedidos ("Transfomer", "Berlin" e "Sally Can't Dance") e vivia debaixo de uma grande pressão por parte da editora, para lançar um novo trabalho à altura.
O que é que Lou fez? O maior pirete à "indústria" na História da música: lançou o infame "Metal Machine Music" - um álbum duplo, que consistia unicamente de 4 lados de feedback.



Em 2011, todos esperariam que Lou vivesse apenas das glórias do passado, reciclando o seu material em compilações, ou em digressões nostálgicas.
O que é que Lou fez? Voltou a molhar a sopa: chamou os Metallica e gravou um dos álbuns mais criticamente trucidados da História - "Lulu" - uma mistura de Thrash Metal, com textos declamados por Lou Reed (frequentemente fora do tempo da música).
"Lulu" foi de tal forma pulverizado, que provocou comentários em como era pior ainda que "Metal Machine Music".



Com Lou Reed, sempre se podia esperar o inesperado.
Ou era à maneira de Lou, ou então não era de maneira nenhuma. Os outros que se f**essem.

RIP Lou Reed (1942-2013) - Um dos grandes.