domingo, 6 de fevereiro de 2011

George Michael - "Hard Day"

"Say yes because it's what we do best and I've had such a hard day..."



aqui expressei a minha apreciação pelas linhas de baixo dos anos 80. Foram uma das mais importantes forças motrizes da música daquela década e são também um dos responsáveis pelo seu feeling tão "dançável". Já se passaram mais de duas décadas, mas a música dos 80's ainda é aquela que mais me faz vibrar numa pista de dança.

George Michael fez uso deste elemento na sua música por diversas vezes, principalmente nos anos 80, com os Wham! e o seu primeiro álbum a solo "Faith". O responsável por muitas destas linhas de baixo foi o seu baixista de eleição Deon Estus, também um dos meus baixistas predilectos. Curiosamente, esse não é o caso de "Hard Day", tema incluído no álbum "Faith", que por estes dias foi remasterizado e relançado em formato de luxo. Em "Hard Day", George Michael toca todos os instrumentos, incluindo o baixo.


O tema é construído à volta de um loop de percussão, sobre o qual assenta uma pulsante linha de baixo. Esta é a estrutura básica de "Hard Day", introduzida pelo som de pan pipes, que criam um ambiente de ritmo e sensualidade que, na verdade, percorre todo o álbum.
Arrisco mesmo dizer que "Faith" é o álbum mais sensual que conheço. Por entre a escrita, a interpretação vocal, a instrumentação e a produção, George Michael encontrou uma forma de fazer com que a música transpirasse sensualidade. E não venham com clichés homofóbicos, até porque o próprio George Michael já confirmou que "Faith" foi concebido numa fase em que este ainda era heterossexual, ou pelo menos retrata experiências vividas nesse contexto.



O álbum "Faith" é fabuloso e merece o tratamento de luxo que lhe foi prestado recentemente. Com mais de 25 milhões de cópias vendidas (10 milhões só nos EUA) e com 7 singles de enorme sucesso (6 deles chegaram ao Top 5 nos EUA e 4 deles ao 1º lugar), é fácil perceber o sucesso estrondoso do álbum e o impacto que teve no mainstream. Infelizmente a edição de luxo é demasiado cara para o que oferece e vou apenas comprar a reedição com 2CD+DVD, altura em que darei feedback sobre a mesma.

O sucesso de "Faith" trouxe tanto de bom como de mau a George Michael e isso seria reflectido no drasticamente diferente (mas ainda melhor, na minha opinião) "Listen Without Prejudice Vol.1", o seu álbum seguinte de 1990.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Let the music do the talking.