quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Oasis - "Gas Panic!" (Live At Wembley 2000 - "Familiar To Millions")

"What tongueless ghost of sin crept through my curtains?"



O álbum original com maior rotação na minha aparelhagem no ano 2000 foi "Standing On The Shoulder Of Giants" dos Oasis, de onde saiu este fabuloso "Gas Panic!".
Foi a minha fase mais Britrock / Britpop, numa época em que o género povoava a rádio, estando já a pouco tempo do seu "canto do cisne". Para além dos Oasis, havia os Blur, os Pulp, os Suede, os Coldplay (no começo), os Manic Street Preachers, os Travis... Enfim a "Grande Ilha" trazia muita música boa nesta altura.

"If you hear me tap on you window, you better get on your knees and pray. 
Panic is on the way!"
Na minha opinião, este é um dos temas mais subestimados dos Oasis. Se eles são correntemente acusados de fazerem música sem profundidade (e com alguma razão), este tema é um exemplo acabado do exacto oposto. "Gas Panic!" foi alegadamente escrito numa noite de delírio, enquanto Noel Gallagher se livrava do vicío das drogas. O tema retrata o pânico associado a essa experiência, mas na verdade pode ser relacionado com inúmeras outras situações.


O vídeo que fica aqui é de uma versão gravada no velhinho Estádio do Wembley, que está no álbum ao vivo "Familiar To Millions". Recordo-me vividamente da manhã fria de Sábado em que vi pela primeira vez este clip na TV. Era a abertura do programa "Top Rock" da TVI e este era apresentado como a próxima grande aposta da Rádio Comercial na altura. O tema entrou mesmo em powerplay (o nome que davam aos temas com maior rotação) nessa rádio durante algumas semanas, mas nunca ganhou grande notoriedade, uma vez que a banda não apostou na sua promoção (não foi lançado em single, apesar de terem produzido um vídeo). Para além disso, este está longe de ser um tema com potencial para se tornar um êxito para os Oasis, nem ao nível de "Go Let It Out" (do mesmo álbum) e muito menos ao nível de "Wonderwall".

Assim, não voltei a ver o clip durante anos, mas a imagem dos Oasis no lindíssimo Wembley (palco de outros concertos que eu cresci a ver) ficou-me na retina. Pessoalmente, tenho muita pena de não ter tido a oportunidade de ver um concerto ao vivo naquele estádio, entretanto demolido.
Já ouvi muitos álbuns ao vivo de muitos artistas e tendo em conta que há vários gravados no Wembley, posso dizer há algo que distingue esses álbuns ao vivo de todos os outros: a acústica.
A arquitectura do velhinho Estádio do Wembley proporcionava um eco que conferia uma acústica única, fabulosa para os concertos ao vivo. Esta acústica foi perdida com a construção do novo estádio e não há maneira de a recuperar...
Foi-se a estrutura, ficaram as gravações. Esta é uma das que vale a pena recordar.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Let the music do the talking.