sábado, 25 de dezembro de 2010

Bruce Springsteen - "The Promise: The Darkness On The Edge Of Town Story"

"At one time or another, everybody's gotta drive through the darkness on the edge of town"

Um olhar sobre "Darkness On The Edge Of Town" de Bruce Springsteen, por ocasião da (magnífica) reedição do álbum.

Capítulo I - A promessa

"When the promise was broken, I cashed in a few of my dreams"

"A promessa". "A promessa" é um tema que fala de uma história de desilusão, traição e isolamento. É um tema que descreve a situação que Bruce Springsteen passava naquela altura.

Quem quebrou "a promessa" foi Mike Appel, o manager de Bruce Springsteen na época. Em 1972, Mike deu a assinar a Bruce um contracto, que estipulava que este recebesse uma ínfima parte dos direitos de autor das suas músicas e que os direitos de publicação fossem exclusivamente da editora. Reza a lenda que este contracto foi assinado por Bruce Springsteen num parque de estacionamento em New Jersey, sem sequer o ler.

Só em 1976, quando Bruce Springsteen decidiu que Jon Landau estivesse envolvido nas suas decisões artísticas e Landau aconselhou-o a analisar este contracto, Bruce se apercebeu do que tinha feito. Na sequência, Bruce despede Mike Appel e dão início a uma longa batalha jurídica que se arrastou pelos tribunais até 1977, sem que Bruce pudesse voltar ao estúdio, uma vez que Mike o tinha impedido de gravar com Landau.

"When the promise was broken I was far away from home, sleeping in the back seat of a borrowed car"

"A promessa". "A promessa" não só é um dos melhores temas que Bruce Springsteen nunca lançou (e são muitos), como também é dos momentos mais brilhantes da carreira de Bruce. Um momento tão brilhante e ao mesmo tempo tão pessoal, que Bruce tinha receio de o submeter ao juízo do público e da crítica. Medo esse que, em boa verdade, nunca terá perdido, uma vez que mais de 30 anos depois do lançamento do álbum, a versão mais aclamada deste tema continua sem ver a luz dia, em forma oficial:



"I followed that dream just like those guys do up on the screen"

A performance vocal de Bruce Springsteen neste take específico é tão profunda e tão emocional, que consegue materializar o sentimento de desilusão como nenhum outro tema que eu já ouvi. E parece-me que foi o seu cunho pessoal na interpretação do tema, que o impediu de lançar este take nas várias oportunidades que teve ao longo dos anos.

Vejamos: em 1978, Bruce deixa "The Promise" de fora do álbum "Darkness On the Edge of Town", muito embora este tema se encaixe na perfeição no espírito do álbum. Em 1998, Bruce deixa de fora da caixa "Tracks" que pretendia reunir em 4CD, os melhores temas de Bruce que tinham ficado de fora dos álbuns. Em 1999, pressionado pelos fãs que ficaram surpreendidos com a exclusão de "The Promise" da caixa, Bruce lança finalmente o tema em "18 Tracks", uma compilação com o melhor de "Tracks". No entanto, Bruce volta a surpreender, ao lançar uma regravação de 1999, excluindo os vários takes existentes no arquivo, de 1976 a 1978. Esta regravação é nomeada para um Grammy, mas voltou a não deixar os fãs satisfeitos. Finalmente, em 2010, Bruce lança um duplo álbum com os melhores temas gravados entre 1976 e 1978, que ficaram de fora de "Darkness On the Edge Of Town". A compilção chama-se "The Promise" e finalmente é incluído um take gravado na época. Mas ainda não não foi desta que "o take" que os fãs querem viu a luz do dia.



"We're gonna take it all and throw it all away"


Capítulo II - A escuridão

"I'll pay the cost for wanting things that can only be found in the darkness on the edge of town"

Para minha enorme satisfação, foi no passado fim-de-semana que, após largos meses de espera, me chegou às mãos no a reedição do álbum "Darkness On the Edge Of Town" de Bruce Springsteen, com o nome pomposo: "The Promise: The Darkness on the Edge of Town Story".

Mas já lá vamos. Antes disso, vamos abordar a complexa história deste álbum e resumir o que aconteceu até chegarmos aqui.

Depois do enorme sucesso do álbum "Born To Run" de 1975, altura em que Bruce cometeu a proeza de ser capa da Time e da Newsweek na mesma semana, a expectativa era grande para saber o que é que Bruce Springsteen tinha na manga para o 4º álbum. No entanto os meses passavam, Bruce andava na estrada e estreava alguns temas novos, mas não havia notícias sobre o novo álbum...

O problema estava no contracto que ele tinha assinado em 1972 com o manager Mike Appel, num parque de estacionamento em New Jersey, sem sequer o ler. "A promessa" tinha sido quebrada.

Enquanto decorria a batalha legal com Mike Appel, Bruce era obrigado a continuar na estrada a dar concertos com a E Street Band, a sua única verdadeira fonte de rendimento. Impedidos de gravar em estúdio, foi neste período que Bruce Springsteen e a E Street Band aperfeiçoaram as suas perfomances ao vivo, eventualmente ganhando a reputação de uma das melhores bandas rock ao vivo da história.

Resolvida a questão legal, no Verão de 1977 Bruce Springsteen avançou determinado para o estúdio com a E Street Band para gravar o seu novo álbum "American Madness", nome que daria lugar ao mais apropriado "Darkness On The Edge Of Town", lançado em 2 de Junho de 1978. Só que desta vez a motivação de Bruce Springsteen era bem diferente de "Born To Run".

Enquanto "Born To Run" era uma ode ao optimismo, à esperança e à mudança para um lugar e para tempos melhores (a metáfora nova-iorquina de “passar para o lado de lá do rio”); "Darkness" representa a percepção que afinal o lugar e os tempos para onde se mudou também têm os seus problemas e que a vida é isso mesmo: podemos andar a vida inteira à espera de um momento ("Badlands"), ou a perseguir um sonho ("Something In The Night"), mas no fim de contas o handicap com que nascemos ("Adam Raised A Cain") vai acompanhar-nos para sempre.

É esta dicotomia que faz estes dois álbuns tão especiais. Em suma, o optimismo e romantismo de "Born To Run", dá lugar à desilusão e isolamento de "Darkness On The Edge Of Town".



Fica aqui o tema-título "Darkness on the Edge of Town", ao vivo em Passaic (New Jersey), naquela que é a minha performance ao vivo preferida de Bruce Sprinsgteen. Seja ao vivo ou em estúdio. A paixão que Bruce imprime nesta actuação é arrepiante.
Na introdução, Bruce dedica a música a um amigo em dificuldades, com a seguinte frase lapidar, que resume o espírito do álbum:

"At one time or another, everybody's gotta drive through the darkness on the edge of town"



Capítulo III - O compromisso

Os primeiros 3 álbuns de Bruce Springsteen são uma ode ao romance, aos sonhos da vida e do Rock N' Roll, sob a premissa que tudo é possível, desde que se acredite piamente nisso e se tenha força de vontade suficiente para mudar.

São álbuns que transmitem um sentido de possibilidades ilimitadas que intoxicam o ouvinte. São álbuns cheios momentos de glória que não são reais, são fantasias que reflectem a vontade de um jovem de origens modestas, mas com grande coração, em triunfar no mundo.

Na introdução do documentário "The Promise: The Making Of Darkness On The Edge Of Town", incluído na edição especial lançada no último mês, Bruce Springsteen descreve o álbum da seguinte forma:

“The album is a reckoning with the adult world, with a life of limitations and compromises.”

Numa retrospectiva, podemos dizer que a visão que definiu a carreira de Bruce é dada em “Darkness on the Edge of Town” e não nos seus primeiros álbuns. As ideias de luta contra as dificuldades do mundo e os handicaps da vida são a fundação de quase tudo o que seguiria no seu trabalho.

O resultado desta mudança foi um álbum bem menos comercial e com sucesso bem mais reduzido. Mas isso não incomodou Bruce Springsteen, uma vez que a sua motivação para este álbum era criar algo verdadeiramente seu, inserido nas experiências que estava a viver. Como o próprio diz no referido documentário:

"More than rich, more than famous, more than happy, I wanted to be great"

A prova de que Bruce Springsteen não procurava o sucesso mainstream com este álbum é a escolha das músicas. Alegadamente, foram escritos e gravados aproximadamente 60 a 70 temas para "Darkness", sendo que a larga maioria não chegou à versão final do álbum.

Alguns destes temas seriam oferecidos a outras artistas e resultaram em grandes êxitos (por exemplo, "Because The Night" a Patti Smith, ou "Fire" às Pointer Sisters). Outros temas só chegariam no álbum seguinte, o duplo "The River", ou muito mais tarde na retrospectiva de 4CD "Tracks", em 1998. Outros ainda apareceriam apenas em performances ao vivo, ou em bootlegs que os fãs partilhavam entre si.

Tudo isto até agora, quando em 2010 chega finalmente a tão prometida edição especial de "Darkness On The Edge Of Town". Juntamente com esta reedição, é lançado "The Promise", uma compilação de 22 temas que ficaram de fora do álbum. Neste lote, incluem-se temas mais conhecidos como "Because The Night", "Fire", temas novos como "Save My Love" ou até versões alternativas de temas do álbum, como a versão eléctrica de "Racing In The Street".


Dos temas incluídos em "The Promise", provavelmente o mais conhecido é mesmo "Because The Night", que seria o grande êxito da carreira de Patti Smith. Como é contado no documentário pelos próprios, Bruce Springsteen deixou o tema fora de "Darkness On the Edge Of Town" porque era uma canção de amor e não entrava no espírito gélido que procurava para o álbum. Assim, o tema foi entregue a Patti por meio de Jimmy Iovine (um produtor que trabalhava com ambos), ainda com partes da letra incompleta. Patti completou-a e lançou "Because The Night" como single de avanço do seu álbum "Easter".

Mais tarde, Bruce completaria a letra à sua maneira e o tema tornar-se-ia uma presença assídua nos seus concertos. Fica aqui um exemplo de uma versão ao vivo de "Because The Night" em Houston, uma performance também incluída na reedição de "Darkness On The Edge Of Town".




Capítulo IV - O álbum

"I've been working real hard, trying to get my hands clean"

 

Com este post, termino hoje a sequência de artigos dedicados a "Darkness On The Edge Of Town" de Bruce Springsteen, por ocasião da (magnífica) reedição do álbum. Juntamente com o álbum remasterizado, esta reedição conta com a compilação "The Promise", com dois (!!) discos de temas que ficaram de fora do álbum original, um concerto completo da lendária digressão de promoção do álbum em 1978, um documentário sobre a história do álbum, uma performance recente do álbum e ainda diverso material de arquivo.

Assim, a caixa é composta por 3 CD e 3 Blu-Ray (ou DVD, na versão mais barata) e é uma delicia para quem é fã de Bruce ou, como é o meu caso, deste álbum em particular.

Resumidamente, o conteúdo da caixa é o seguinte:

CD 1 - "Darkness On the Edge of Town" (Remastered)
CD 2 - "The Promise" (Disc 1)
CD 3 - "The Promise" (Disc 2)
DVD 1 - The Promise: The Making of "Darkness On the Edge of Town" (documentário sobre o gravação do álbum, realizado por Thom Zimmy, vencedor de prémios Emmy e Grammy)
DVD 2 - "Darkness on the Edge of Town": Paramount Theatre, Asbury Park & Thrill Hill Vault: 1976–1978 (performance intimista do álbum completo, filmada em Asbury Park em 2009. Filmagens do arquivo pessoal de Bruce Springsteen, nunca antes vistas)
DVD 3 - Houston '78 Bootleg: House Cut (concerto completo da Darkness on the Edge of Town Tour, nunca antes visto)

Olhando agora para o álbum original, este começa com um estrondoso Badlands (que parece fazer a transição do optimismo de "Born To Run" para o que viria a seguir) e depois continua até ao fim do Lado 1 com uma das sequências mais fantásticas num álbum rock: o brutal "Adam Raised A Cain", o desesperante "Something In The Night", o explosivo "Candy's Room" e o melancólico "Racing In The Street". É difícil escolher momentos altos ou baixos no Lado 1 deste álbum, tal é a sua solidez.

Lado 2 parece começar mais uma vez com um raio de optimismo em "The Promised Land", outro fabuloso tema, mas também aqui prossegue com temas que transmitem dificuldades. A dureza da rotina de uma vida de trabalho em "Factory", a dureza da libertação em "Streets Of Fire" e a dureza do compromisso em "Prove It All Night". Todos estes temas fazem um build-up para o que chega no fim, quando o sujeito do álbum já perdeu tudo e surge de mãos vazias e coração despedaçado em "Darkness on the Edge of Town", terminando o álbum de forma sumária e lapidar:

"I'll pay the cost for wanting things that can only be found in the darkness on the edge of town"

O que me parece de realçar em "Darkness" é que, enquanto os temas no Lado 1 aparecem no álbum com as suas versões definitivas, os temas no Lado 2 parecem resultar melhor em concerto (especialmente na digressão de 1978), integrados num ambiente mais livre, vivo e acutilante. Para além disso, alguns temas foram alargados nas versões ao vivo, casos de "The Promised Land", com um solo duplo de harmónica no início e principalmente de "Prove It All Night" cuja versão no álbum durava 3:56, mas que ao vivo por vezes passava a marca dos 10 minutos.

E foi mesmo ao vivo que este álbum ganhou outra dimensão. A digressão de "Darkness On The Edge Of Town" ainda hoje é recordada como uma das mais intensas e lendárias da história do rock. A banda tinha chegado ao seu ponto alto, aperfeiçoando a performance dos temas novos e antigos.

O vídeo que está em cima é de uma performance de "Prove It All Night" em Phoenix, ainda no início da digressão, numa altura em que a versão alargada ainda não estava bem oleada, mas já dá para ter uma ideia. Esta versão está incluída no material de arquivo da reedição de "Darkness On The Edge Of Town".

Para terminar, vou fazer uso das palavras do próprio Bruce Springsteen, da mesma maneira que ele fecha o documentário de Thom Zimmy.

“How do you deal with those things and move on (...) to a life where you can make your way through the day and sleep at night”
“That's what most of these songs were about”



P.S.: Com este post encerro a sequência de posts de análise à reedição de "Darkness On The Edge Of Town". As 4 partes da análise estão aqui compiladas e estruturadas, de modo a conferir uma forma coerente ao texto.

P.P.S.: Esta foi a minha prenda de Natal. Espero que recebam as vossas.

BOM NATAL!

sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

Wham! - "Last Christmas"



E eis que, em plena véspera de Natal, deixo aqui o meu tema preferido de Natal, aquele que é muito provavelmente o mais popular, dos mais velhos aos mais novos, no género Pop/rock: "Last Christmas" dos Wham!.

Last Christmas, I gave you my heart, but the very next day you gave it away
This year, to save me from tears I'll give it to someone special

Quem não conhece estes versos? Um tema de Natal em forma de balada, escrito por alguém que é um especialista do género: George Michael. Se isto não é uma grande balada...

O single foi lançado em 1984 (um "double A-Side" com "Everything She Wants") e foi um sucesso retumbante. Foi lançado em Dezembro, à espera de alcançar a simbólica posição de nº1 no Natal.
No entanto, "Last Christmas" acabou por se tornar no single mais vendido de sempre no Reino Unido que nunca chegou a nº 1. Isso só não aconteceu devido a "Do They Know It's Christmas?" da Band Aid, que naquele ano atingiu vendas recorde no Reino Unido.


Termino assim esta sequência de temas natalícios com esta viagem aos anos 80 e o sincero desejo de bom Natal a todos!!!

quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Band Aid - "Do They Know It's Christmas?"

"Feed the world"



Agora que nos aproximamos a passos largos do Natal, ficam apenas mais 2 temas por apresentar. Para isso, regressamos aos 80's e aos temas natalícios da Pop.

O próximo tema é "Do They Know It's Christmas?", escrito por Bob Geldof e Midge Ure em 1984 e interpretado pela Band Aid - a primeira selecção "All Star" de músicos que se disponibilizaram para gravar uma música para a caridade. O single teve tanto sucesso, que se tornou o mais vendido de sempre na indústria britânica (título que iria manter até 1997 e a regravação de "Candle In the Wind" por Elton John) e é hoje uma das canções mais populares desta quadra.

A ideia da gravação deste tema surgiu quando Bob Geldof assistiu a um documentário sobre a fome em África e se apercebeu que todos os dias morriam centenas de pessoas naquele continente devido à subnutrição. O single gerou uma enorme onda de caridade e as pessoas em todo o Mundo começaram a aperceber-se do flagelo que se passava mesmo ali ao lado.

Apesar dos milhões de libras angariados (a que se juntaram os fundos correspondentes ao Live Aid, 6 meses depois), a iniciativa acabou por cair como uma gota de água num balde de azeite e infelizmente, mais de 25 anos depois. o problema mantém-se...

O verdadeiro mérito desta iniciativa é que despoletou desde então muitas outras para a caridade (a mais famosa sendo o "We Are The World" dos "USA For Africa") e que conseguiu associar os mais importantes nomes da música à causa.
Neste tema juntam-se nomes como George Michael, Bono Vox, Sting, Boy George, Simon Le Bon e o inevitável Phil Collins na bateria. Eis a lista completa de artistas e bandas que participaram:

Bananarama
Bob Geldof
Culture Club
David Bowie
Duran Duran
Eurythmics
Frankie Goes to Hollywood
Heaven 17
Human League
Kool and the Gang
Midge Urge
Paul McCartney
Paul Young
Phil Collins
Spandau Ballet
Status Quo
Sting
The Style Council
U2
Wham!

A participação de todos estes artistas, que representavam o crème de la crème da cena musical britânica da época fez com que o single se tornasse um fenómeno de vendas, vendendo aproximadamente 50 milhões de cópias em todo o Mundo, 3 milhões apenas no Reino Unido. No UK, entrou directamente para o nº 1 das tabelas, onde se manteve durante 5 semanas, até ser finalmente destronado em Janeiro por "I Want To Know What Love Is" dos Foreigner.



"Do They Know It's Christmas?" é um tema icónico e é um dos meus preferidos de Natal. A base da canção é construída de volta de um sample do tema "The Hurting" dos Tears For Fears (que não participaram no projecto) e da bateria de Phil Collins. A letra foi escrita por Bob Geldof, que apesar de ser também um cantor, não ficou com nenhuma linha a solo neste tema.

Finalmente, tentei pegar na letra e identificar "quem canta o quê" em "Do They Know It's Christmas?":

(Paul Young)
It's Christmas time
There's no need to be afraid
At Christmas time
We let in light and we banish shade

(Boy George)
And in our world of plenty
We can spread a smile of joy
Throw your arms around the world
At Christmas time

(George Michael)
But say a prayer
Pray for the other ones
At Christmas time it's hard
(Simon LeBon)
But when you're having fun
There's a world outside your window
(Sting entra)
And it's a world of dread and fear
(Tony Hadley entra)
Where the only water flowing is
The bitter sting of tears
(Bono entra)
And the Christmas bells that are ringing
Are clanging chimes of doom
(Bono sozinho)
Well, tonight thank God it's them instead of you!

(Todos)
And there won't be snow in Africa this Christmas time.
The greatest gift they'll get this year is life
Where nothing ever grows
No rain or rivers flow
Do they know it's Christmas time at all?

(Todos)
Feed the world
Let them know it's Christmas time
Feed the world
Do they know it's Christmas time at all?

(Todos) Here's to you
(Paul Young) raise a glass for everyone
(Todos) Here's to them
(Paul Young) underneath that burning sun
(Todos) Do they know it's Christmas time at all?

(Todos)
Feed the world
Feed the world
Feed the world
Let them know it's Christmas time again

Feed the world
Let them know it's Christmas time again
Feed the world
Let them know it's Christmas time again

quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Bruce Sprinsgteen & The E Street Band - "Santa Claus Is Coming To Town" (Live)

"He's making a list, he's checking it twice; gonna find out who's naughty and nice!"



O próximo tema é "Santa Claus Is Coming To Town", um tema tradicional de Natal, escrito por J. Fred Coots e Haven Gillespie e que remonta a 1934! Desde essa data, a canção já foi gravada por inúmeros artistas e tornou-se numa das mais populares canções de Natal.

A minha versão preferida deste tema é interpretada por Bruce Sprinsgteen e a sua E Street Band, que aqui ouvimos numa performance ao vivo em Winterland (San Francisco), em 1978. Esta versão baseia-se no arranjo que Phil Spector fez para as The Crystals em 1963. Como era habitual naquela época, antes de arrancar para o tema, Bruce Springsteen conta a história de como um dia deu de caras com o Pai Natal.
Infelizmente, esse dia ainda não chegou para mim, mas o importante é nunca perder a esperança!

Ao longo dos anos, Bruce Sprinsgteen lançou inúmeras vezes "Santa Claus Is Coming To Town", mais precisamente uma versão gravada ao vivo em 12 de Dezembro de 1975, quer em single ou em compilações do género. O lançamento mais popular deu-se em 1985, quando foi incluído como Lado B do single "My Hometown" em todo o mundo, com excepção de Portugal, onde "Santa Claus Is Coming To Town" foi o Lado A e "My Hometown" o Lado B. Assim, Portugal teve também direito a uma capa exclusiva:


Fica aqui então o poema original, escrito por Coots e Gillespie em 1934:

You better watch out
You better not cry
Better not pout
I'm telling you why
Santa Claus is coming to town

He's making a list,
And checking it twice;
Gonna find out Who's naughty and nice.
Santa Claus is coming to town

He sees you when you're sleeping
He knows when you're awake
He knows if you've been bad or good
So be good for goodness sake!

O! You better watch out!
You better not cry.
Better not pout, I'm telling you why.
Santa Claus is coming to town.

You better watch out
You better not cry
Better not pout
I'm telling you why
Santa Claus is coming to town

He's making a list,
And checking it twice;
Gonna find out Who's naughty and nice.
Santa Claus is coming to town

He sees you when you're sleeping
He knows when you're awake
He knows if you've been bad or good
So be good for goodness sake!

O! You better watch out!
You better not cry.
Better not pout, I'm telling you why.
Santa Claus is coming to town.
Santa Claus is coming to town.

terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Queen - "A Winter's Tale"

"Children are fantasising, grown-ups are standin' by, what a super feeling! Am I dreaming?"



"Um conto de Inverno". Chegados ao primeiro dia de Inverno, hoje vou falar de um dos mais poderosos temas sobre esta estação: o fabuloso "A Winter's Tale" dos Queen.
A verdade é que "A Winter's Tale" é muito mais que uma "Um conto de Inverno", muito mais que um tema natalício.


"A Winter's Tale" foi o último tema jamais escrito por Freddie Mercury e foi também o último tema que ele cantou antes da sua morte, dia 24 de Novembro de 1991.
As sessões de gravação dos Queen em 1991, que resultariam no álbum póstumo de 1995 "Made In Heaven", foram alguns dos mais impressionantes capítulos da História da música.

No ano de 1990, a condição de Freddie já era de tal forma debilitada, que ele temia não terminar a tempo o álbum "Innuendo", que seria lançado no início de 1991. "The Show Must Go On" seria supostamente o último tema dos Queen, uma vez que ele não acreditava ser possível trabalhar mais no seu estado. Completado o processo de gravação e promoção deste álbum (para o qual Freddie ainda se sujeitou à filmagem de alguns videoclips), Freddie decidiu que até ao seu último suspiro, iria cantar... e gravar o máximo que pudesse, com o tempo que lhe restava.
Freddie terá então dito aos restantes membros dos Queen:

"Deêm-me qualquer coisa, o que quer que seja, que eu canto!"

Nos meses que se seguiram, os Queen instalaram-se nos Mountain Studios em Montreux, à espera de Freddie. Freddie esteve este tempo entre Londres e Montreux, entre casa e os consultórios, aparecendo em estúdio sempre que se sentia em condições mínimas para entregar a sua voz à música dos Queen.
E de que maneira o fez...

Esta é a história de um homem gravemente doente, severamente debilitado nas suas capacidades mais básicas, debaixo de dores terríveis, mas que mesmo assim cantava com um poder inabalável, com uma emoção visceral, como se fosse a última vez que estaria em frente a um microfone.

No caso de "A Winter's Tale", foi mesmo a última vez... No dia 12 de Novembro de 1991, Freddie interrompeu a sua medicação (cuja reacção o impedia de executar dignamente funções básicas como comer e beber) e deslocou-se pela última vez aos estúdios de Montreux, para gravar o take definitivo de "A Winter's Tale".
Foi a última vez que o Rei cantou para um microfone.

Dois dias depois, Freddie regressaria a Londres para passar tranquilamente os seus últimos dias com a sua família e na sua casa, onde acabaria por falecer 10 dias mais tarde.

(Dreaming) So quiet and peaceful
(Dreaming) Tranquil and blissful
(Dreaming) There's a kind of magic in the air
(Dreaming) What a truly magnificent view
(Dreaming) A breathtaking scene
With the dreams of the world
In the palm of your hand

"A Winter's Tale" foi assim o último tema de Freddie Mercury. Um tema cheio de imagens de beleza, de paz e tranquilidade, algo que nada tem a ver com a dor que sentia na época. Sob o peso podre e insustentável de uma doença maldita, Freddie conseguiu completar a letra e a melodia deste lindíssimo tema.

It's all so beautiful
Like a landscape painting in the sky, yeah
Mountains are zoomin' higher, uh
Little girls scream an' cry
My world is spinnin' and spinnin' and spinnin'
It's unbelievable
Sends me reeling
Am I dreaming
Am I dreaming...?

Num só take (aquele que ouvimos no disco), algo raríssimo na sua carreira, Freddie despejou tudo o que tinha e despediu-se dos ouvintes com "Um Conto de Inverno". O seu Inverno. O Inverno da sua vida. Um Inverno que foi penoso, mas tranquilo; doloroso, mas em paz; prematuro, mas glorioso. Com a glória que só o Rei poderia desfrutar.

"It's bliss!"

segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Burl Ives - "Rudolph, The Red-Nosed Reindeer"



Um dos mais populares temas de Natal é este "Rudolph, The Red-Nosed Reindeer", um tema de origem tradicional, que nasceu como um poema criado por um agente de marketing americano, de nome Robert May. Ao trabalhar no mundo da publicidade, Robert tinha um jeito especial com as palavras e utilizou esse talento quando lhe foi pedido que escrevesse um poema que os Pais Natal que trabalhavam nas lojas Montgomery Ward (uma cadeia americana) pudessem entregar às crianças.


"Rudolph, The Red-Nosed Reindeer" foi assim composto a pensar especificamente no apelo infantil. O sucesso deste poema entre as crianças foi tão grande que, no primeiro ano de publicação, foram oferecidos aproximadamente 2.4 milhões de cópias pela Montgomery Ward! Mais de 70 anos depois, Rudolph continua a ser um ícone natalício e a sua história continua a vender, sendo que já foi adaptada à música, à televisão e ao cinema.

O nascimento da versão musical deu-se em 1949 quando Johnny Marks, radialista e cunhado de Robert May, fez a adaptação do poema a uma canção que seria tão ou mais popular que o poema original. Desde esta data, "Rudolph, The Red-Nosed Reindeer" foi ao longo dos anos gravado vezes sem conta, por diversos artistas, em diversas línguas e em diversos arranjos diferentes. The Jacksons, The Supremes, Paul Anka, Bing Crosby e Dean Martin são apenas alguns dos mais famosos artistas que já gravaram este tema.

A minha versão preferida é cantada por Burl Ives e foi lançada originalmente em 1965, no seu álbum "Have a Holly Jolly Christmas". Juntamente com esta versão, fica aqui também o poema original de Robert May, um poema irresistível, seja qual for a idade!


You know Dasher and Dancer
And Prancer and Vixen,
Comet and Cupid
And Donner and Blitzen.
But do you recall
The most famous reindeer of all?


Rudolph, the red-nosed reindeer
had a very shiny nose.
And if you ever saw him,
you would even say it glows.


All of the other reindeer
used to laugh and call him names.
They never let poor Rudolph
join in any reindeer games.


Then one foggy Christmas Eve
Santa came to say:
"Rudolph with your nose so bright,
won't you guide my sleigh tonight?"


Then all the reindeer loved him
as they shouted out with glee,
Rudolph the red-nosed reindeer,
you'll go down in history!

domingo, 19 de dezembro de 2010

Chris Rea - "Driving Home For Christmas"

"Oh, I got red lights on the run, but soon there'll be a freeway
Get my feet on holy ground..."



O próximo tema de Natal é "Driving Home For Christmas" de Chris Rea.
"Driving Home For Christmas" foi lançado originalmente em 1988, como um single fora de um álbum. Não é uma das músicas de Natal mais conhecidas, mas é uma das minhas preferidas, uma vez que relata algo que nos é familiar a todos: a viagem para casa no Natal.



"Driving home for Christmas... with a thousand memories"

E porque já estamos perto da data, é exactamente isto que eu vou fazer agora.

"I take look at the driver next to me, he's just the same"