sábado, 13 de novembro de 2010

David Bowie And The Spiders From Mars - "Moonage Daydream" (Live At Hammersmith Odeon)

"I'm an alligator, I'm a mama papa coming for you"



Roupas exuberantes, penteados extravagantes, maquilhagem, unhas pintadas e muita guitarra eram características de um estilo que teve grande projecção no Reino Unido no início dos anos 70: o Glam Rock. Bandas como os Queen, os Mott The Hoople, ou os T-Rex foram alguns dos grandes nomes deste estilo.

Juntamente com os Queen, o exemplo de maior sucesso e maior projecção do Glam Rock foi, sem dúvida, David Bowie. E o momento alto da sua carreira foi o álbum "The Rise And Fall Of Ziggy Stardust And The Spiders From Mars" (uff) de 1972, que criou a figura de Ziggy Stardust, um alter-ego de David Bowie e que se tornou também numa das figuras mais icónicas do Glam Rock.

Durante 2 anos, David Bowie vestiu literalmente a pele deste personagem, de modo a promover este álbum e o álbum seguinte "Alladin Sane". Em digressão constante, isto levou a que Bowie desenvolvesse um estigma de esquizofrenia, uma vez que em certo porto não conseguia distinguir a personalidade do seu alter-ego e a realidade.

O impacto de Ziggy Stardust foi enorme e uma vez que este se apresentava à imprensa como um extra-terrestre, houve realmente quem se convenceu disto mesmo. A polémica chegou ao limite de, em certos estados dos EUA, vários "pais" terem tentado banir o álbum, convencidos que David Bowie era um alien e por isso mesmo não queriam que os filhos fossem influenciados por um ser extra-terrestre.

Aqui fica "Moonage Daydream" ao vivo no último concerto da digressão de "Ziggy Stardust", no lendário Hammersmith Odeon de Londres. O destaque vai para o exuberante Mick Ronson - guitarrista dos Spiders From Mars - que tem aqui o ponto alto da sua carreira.

sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Pink Floyd - "Astronomy Domine" (Live - The Look Of The Week 1967)

"The sound surrounds the icy waters underground"


Se há um erro histórico na crítica musical é a de considerar o álbum "Sgt Pepper And The Lonely Hearts Club Band" dos The Beatles a "bíblia" do psicadelismo. Não é. Quanto muito, foi o mais influente álbum influenciado pelo psicadelismo, porque foi o que mais vendeu.

A verdadeira "bíblia" do psicadelismo, o álbum que representa em si mesmo o psicadelismo chama-se "The Piper At The Gates Of Dawn" e foi o 1º álbum dos Pink Floyd e a obra-prima do seu líder de então: Syd Barrett.

Muito antes de "Dark Side Of The Moon", "The Wall", dos milhões de discos vendidos, dos estádios cheios e até antes de David Gilmour (o "Deus" da guitarra) fazer parte da banda, nos mid-60's os Pink Floyd eram uma banda da cena underground de Londres; e uma das poucas que encontrou sucesso mais tarde.

A meio da gravação do 2º álbum, Syd Barrett começou a ter graves problemas devido a danos cerebrais causados pelo excesso no consumo de drogas e acabou por ser expulso da banda, entrando para o seu lugar David Gilmour. O resto é História...

Neste vídeo vemos os Pink Floyd a promover "The Piper At The Gates Of Dawn" no programa "Look Of The Week" na BBC, com uma performance ao vivo de "Astronomy Domine". Muitíssimo interessante é a forma como Hans Keller - o apresentador do programa - introduz os Pink Floyd, como uma banda abominável de qualidade muito fraca e som demasiado alto. Priceless!

quinta-feira, 11 de novembro de 2010

The Verve - "Sonnet"

"Yes, there's love if you want it, don't sound like no sonnet"



Hoje pus um álbum que já não ouvia há anos: "Urban Hymns", o multi-platinado álbum de 1997 dos The Verve. E fez-me lembrar que se fazia excelente música no UK na era do Britpop e que foi este movimento que salvou a segunda metade da década de 90.

Só neste "Urban Hymns" temos uma bateria de temas de enorme categoria: "Sonnet", "The Rolling People", "The Drugs Don't Work", "Lucky Man" e, obviamente, "Bitter Sweet Symphony", o tema que levou Richard Ashcroft a ser condenado por plágio a Mick Jagger e Keith Richards dos Rolling Stones.

"Sonnet" foi o 4º e último single retirado de Urban Hymns, lançado por pressão da editora e já contra a vontade da banda. Assim, o single foi lançado de forma a não poder entrar nas tabelas de vendas, o que não impediu "Sonnet" de ser um tema de alta rotação nas rádios de todo o mundo, tal era a popularidade que os The Verve conheciam na época.

quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Beady Eye - "Bring The Light"

"Baby come on!"



Semana agitada! Depois do novo tema de Michael Jackson, hoje foi a vez de ser revelado o tema de apresentação dos Beady Eye, a nova banda de Liam Gallagher, Andy Bell e Gem Archer, ex-Oasis.

O tema é "Bring The Light" e parece que foi retirado de um dos primeiros álbuns dos The Rolling Stones. Muito interessante para single de apresentação e deixa bastante expectativa para o álbum do próximo ano!

Edit: Foi adicionado o vídeo oficial de "Bring The Light".

terça-feira, 9 de novembro de 2010

Michael Jackson - "Breaking News"

"Everybody wanting a piece of Michael Jackson"



Os últimos dias têm sido de grande agitação para os fãs de Michael Jackson.
Depois de muita espera, foi finalmente revelada a primeira das 100 músicas que alegadamente ficaram por editar e que foram vendidas à Sony para publicação nos próximos anos. Os primeiros temas serão lançados em Dezembro, no novo álbum de originais "Michael".

O problema é que a voz principal no single de avanço "Breaking News" não parece ser a de Michael Jackson... Este parece apenas ser ouvido ao fundo da mistura e somente nalgumas partes do tema. Está assim instalada outra vez a polémica com Michael Jackson, que mesmo depois de morto, continua a dar muito que falar...

"Breaking News" aborda a perseguição mediática de Michael Jackson, o que ele já tinha abordado em temas como "Leave Me Alone", "Tabloid Junkie", "Scream", ou "Privacy". Da minha parte, não fiquei muito impressionado com este tema, mas espero mais e melhor no álbum "Michael".

segunda-feira, 8 de novembro de 2010

The Smashing Pumpkins - "Stand Inside Your Love"

"Who wouldn't be the one you love? Who wouldn't stand inside your love?"




Depois do grande sucesso do multi-platinado "Mellon Collie And The Infinite Sadness" e da modesta recepção do álbum seguinte "Adore", Billy Corgan fez regressar Jimmy Chamberlin, o baterista original dos Smashing Pumpkins, para aquele que seria o último álbum da banda.

Para este último álbum, Billy Corgan pensou em mais um álbum conceptual em que cada elemento da banda representasse um personagem que fosse um exagero da sua imagem pública.

O resultado foi "Machina - The Machines Of God", um álbum que marca o regresso a um Rock mais pesado, com um forte toque "industrial" (estávamos em 2000).

Este é um dos meus temas preferidos dos Smashing Pumpkins, que foi o 1º single de "Machina - The Machines Of God": "Stand Inside Your Love", um tema com um vídeo muito macabro que não deve ter ajudado muito no tímido sucesso do álbum.