sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Joy Division - "Love Will Tear Us Apart"

"When the routine bites hard and ambitions are low...
And the resentment rides high, but emotions won't grow..."



Como hoje é 6ª feira, hoje recordo uma banda que tantas vezes me acompanhou nas noites de boas-vindas ao fim-de semana: os Joy Division.

Para quem não conhece, os Joy Division foram uma banda inserida no movimento post punk inglês do final dos anos 70. Originalmente, o nome da banda era "Warsaw", em homenagem ao tema "Warszawa", do álbum "Low" de David Bowie.

A banda teve uma vida muito curta, uma vez que o seu vocalista - Ian Curtis - sofria de graves depressões, acabando por se suicidar em 1980, numa altura em que a banda começava a ganhar alguma notoriedade. Os restantes membros formaram os New Order e cimentaram o estilo New Wave, num desenvolvimento natural do trabalho que já faziam com os Joy Division.

O tema que fica aqui é o icónico "Love Will Tear Us Apart". Lançado um mês antes do suicídio de Ian Curtis, o tema acabaria por se tornar o primeiro grande êxito dos Joy Division, após a notícia da sua morte. Quase 30 anos depois, ainda é o tema ex-libris da banda.


Se quiserem saber mais acerca da história de Ian Curtis e dos Joy Division, recomendo vivamente o excelente filme de 2007 "Control", de Anton Corbijn.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Let the music do the talking.