segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

10CC - "I'm Not In Love"

"It's just a silly phase I'm going through..."



Em 1975, os 10CC eram uma banda em sérias dificuldades de sobrevivência.
Apesar do relativo sucesso dos seus primeiros dois álbuns, o contracto com a editora de Jonathan King era muito pobre e a banda estava a ficar sem dinheiro e deseperadamente à procura de alternativas.

Até que um dia, um responsável da Mercury Records foi ao estúdio ouvir um tema que a banda estava a gravar e, estarrecido com o que acabara de ouvir, resolveu o problema aos 10CC.
Com base apenas nesta faixa, ofereceu imediatamente aos 10CC um contracto milionário de 5 álbuns, nos 5 anos seguintes. O catalisador? "I'm Not In Love".

A questão que fica é: porque é que este tema tem uma sonoridade tão diferente de TUDO o resto que já ouvimos? Antes e depois!

Enquanto toda a gente que já ligou a rádio durante a noite já ouviu "I'm Not In Love", poucos têm a noção da complexidade do processo de gravação deste tema.

O som etéreo e celestial deste tema foi obtido através de um laboroso trabalho de estúdio: durante 3 semanas consecutivas, um coro de apenas 4 vozes a cantar "Ahhhh" em todas as notas musicais foi gravado com múltiplos overdubs e misturado em multi-pista, num gravador de 16 canais, simulando um majestoso coro virtual de 256 (!!!) vozes.

A partir daqui, foram criados diversos loops, cada um correspondendo a uma nota musical. As notas da música foram depois tocadas na mesa de mistura (em vez de um sintetizador) para a gravação do tema, através dos faders: subindo ou descendo o fader correspondente a cada nota do tema, como se de um órgão se tratasse.

O resultado? Um tema relaxante e profundo, ao mesmo tempo sombrio e libertador. Um tema que, 35 anos depois do seu lançamento, continua completamente original, diferente de tudo o que tinha sido feito até aí e de tudo o que foi feito depois.
Maravilhoso.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Let the music do the talking.